Tutoria Pedagógica

A tutoria trabalha para aprimorar o método de estudos, permitindo assim que o aluno registre o seu conhecimento para retomá-lo com reflexão e prática, sempre com propósito final de melhoria da aprendizagem dos alunos.

As aulas são periódicas (em geral, duas vezes por semana), buscando que o aluno organize seus estudos - utilizando agenda e outros recursos pedagógicos e tecnológicos - para que ganhe autonomia.

O professor tutor ensinará o aluno a buscar as informações por si só, criando formas (métodos) de registrá-las e retomá-las em momentos de provas e avaliações. Além disso, os tutores do DAG têm um olhar voltado para as dificuldades emocionais que possam dificultar o bom desempenho escolar e, quando identificam essa possibilidade contam com o apoio do Atendimento Psicológico do DAG Espaço Integrado.

Objetivo:

Auxiliar no processo de integração e adaptação dos alunos no contexto educacional;

Orientar e esclarecer dúvidas sobre a organização da instituição e do plano de estudos;

Refletir sobre as potencialidades e dificuldades sentidas pelos alunos;

Promover a qualidade do processo de ensino-aprendizagem;

Promover a motivação para a aprendizagem;

Facilitar o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, pessoais e sociais nos alunos, que visem melhorar o seu desempenho acadêmico e as suas atitudes e as suas relações interpessoais;

Promover a participação ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem.