História
Segundo o Guia do Estudante (Ed Abril, 2014), História "[é] o campo
do conhecimento que estuda o passado humano em seus vários aspectos: economia,
sociedade, cultura, ideias e cotidiano. O historiador investiga e interpreta
criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade
e ampliar a compreensão da condição humana. Seu trabalho se baseia, principalmente,
na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes,
objetos, jornais e fotos. Depois de selecionar, classificar e relacionar
os dados levantados em bibliotecas, arquivos, entrevistas ou estudos arqueológicos,
ele data o fato ou o objeto, confere autenticidade e analisa sua importância
e seu significado para a compreensão do encadeamento dos acontecimentos.
Com licenciatura, o graduado está apto para dar aulas.
A partir dessa descrição, muitos alunos percebem sentido nos textos e
figuras a que têm acesso na escola e se interessam pela leitura da História
como algo que afeta sua vida e o futuro de seus semelhantes. Em nossas
aulas particulares, o professor busca fazer florescer o interesse do aluno
pela História e ajudá-lo a criar uma estratégia de estudo, com respeito
ao seu ritmo de apreensão, compreensão e registro das informações.
As queixas escolares relativas à História, em geral, iniciam-se depois
do 6o ano e, na maioria das vezes, está relacionada à dificuldade de compreender
e interpretar texto ou à falta de um método adequado de registro e resgate
de informações.
No DAG, contamos com profissionais especializados, graduados ou pós-graduando
nas melhores universidades do país, comprometidos com excelência técnica
e com a estimulação da autonomia do aluno. São tutores pedagógicos e professores
particulares, educadores sempre com foco no ganho de autonomia do aluno.
Em História (Geral e do Brasil), realizamos tutoria pedagógica - que visa
à elaboração de estratégias de organização e métodos que facilitem e contribuam
para um estudo permanente e eficaz - e acompanhamento escolar, trabalhando
os seguintes temas:
Antiguidade Oriental
Grécia Antiga
Colonização Grega e Fenícia
Roma Antiga
O Império Romano
O Mundo Islâmico
Alta Idade Média
As Cruzadas
Baixa Idade Média
Renascimento Cultural
Expansão Marítimo – Comercial
Portugal (Ciclo Oriental de Navegações)
Espanha (Ciclo Ocidental)
Consequências da Expansão Marítima
Os Astecas
Os Maias
Os Incas
Absolutismo/Mercantilismo
Colonização Espanhola
Primórdios da Colonização/Mineração
Economia e Sociedade Açucareira/Pecuária
União Ibérica (1580-1640)
Expansão Territorial/ Bandeirismo
Reforma Religiosa
Absolutismo Francês
Absolutismo Inglês/ Revoluções Inglesas
Despotismo Esclarecido
Colonização e Independência das Treze Colônias
Expansão Territorial dos EUA
Guerra de Secessão
Revoltas Nativistas
A Crise do Antigo Sistema Colonial
Período Joanino e a Independência
Independência da América Espanhola
Pan-Americanismo, Caudilhismo e Estados Nacionais
A Organização do Estado Nacional (O 1º Reinado)
Governos Regenciais
Rebeliões Regenciais
Revolução Industrial
Revolução Francesa
Era Napoleônica e Congresso de Viena
Segundo Reinado – Política Interna
Expansão Cafeeira e Imigração Européia
Crise do Escravismo
Segundo Reinado – Política Externa
A Crise do Império
Proclamação da República
Imperialismo Norte-Americano na América Latina
Idéias Sociais e Políticas do Século XIX
Unificação Alemã
Unificação Italiana
II Revolução Industrial
O nascimento do mundo moderno
A consolidação da época moderna
A crise do antigo regime
Os movimentos sociais e as nacionalidades
A industrialização e a cultura na era dos impérios
O choque de imperialismos e a grande guerra
Os totalitarismos e as democracias no entreguerras
A segunda guerra mundial e o acirramento dos conflitos
A era dos extremos
A era da globalização